Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 - África do Sul


A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul não serve somente, como mais um evento esportivo mundial, mas, sim, como um evento de diversas ações como um todo. Onde abre possibilidades não só para os africanos mostrarem o que têm de bom, assim como abrir novos horizontes e novas formas de pensar a África e direitos humanos.
Vimos que o tema para a comemoração do dia da África (25 de Maio), pela União Africana, é "promover a paz através do esporte" , isso significa que o continente não está apenas preucupada com os pequenos conflitos, mas sim, com todos os desafios do milênio estabelicida pela UNO. A solideriedade, união e intuito de trabalhar para o bem-estar do povo africano, fizeram com que os governantes africanos recomeçarem a repensar sobre novos desafios do desenvolvimento e da competitividade.
Essa Copa do Mundo na África do Sul está mostrando cada vez mais a união entre os brancos e negros da África do Sul, o repúdio de Apartheid (segregação racial) e todas as formas do preconceito e do racismo. Isso quer dizer que nós como seres humanos, temos que viver mesmo que não seja em total harmonia, mas que seja na base da união e respeito pelas diferenças, pelo direitos humanos e enfim, pela Liberdade, Igualdade, fraternidade, amizade e solideriedade.

 Precisamos construir um mundo sem violência, sem descriminação racial, sem preconceito humana, sem guerras, sem fome, sem desigualdade em larga escala, sem doenças e destruição do meio ambiente. E sim um mundo de harmonia, amizade e onde não exista o egoísmo e ódio.
Espero que esta Copa traga lições para outros países da África, em benefício do continento, poderem realizar varios outros atividades que promovem a paz e a estabilidade entre as nações. Podendo assim, estabelecer laços de amizade entre os povos, a globalização no comércio internacional, a luta pelo desenvolvimento da África, a erradicação da pobreza e do subdesenvolvimento.
As minhas esperanças me dizem que um dia, os homens vão perceber que não existe superior ou inferior, rival ou inimigo entre os filhos da mesma nação. Ainda os governantes africanos vão perceber que fazer bem ao povo, não significa matar a si mesmo. Então, está na hora de valorizar o temos e modernizá-los para podermos atender as demandas do futuro.
A Copa do Mundo na África do sul seria mais um novo passo para que nós africanos possamos enxergar amplamente sobre a importância da união dos nossos povos, e valor de contruir a dignidade humana com armas que promovem o desenvolvimento socioeconomica e não ódio, nepotismo, ditadura, segregação, genocídio e guerras.
  
Mamudo Djanté







Um comentário:

Anônimo disse...

Mamudo,quanta saudade sinto de você meu etérno amigo,estou muito longe,mas apesar da distância estou sempre pensando em ti,te admiro muito pelo seu caráter,sua bondade em ajudar ao próximo,seu grande potêncial e sua coragem,obrigada por toda a força e compreensão,ao ler esta postagem eu me emocionei muito pois sei o quanto é doloroso perder um amigo querido,mas felizmente ficaram lembranças boas e que deixarão saudades,eternas.
Meu amigo,que Deus te ilumine cada vez mais,te dê forças para continuar sua missão neste país,nessa vida onde aprendemos a cada dia,nos surpreendemos com as armadilhas que cruzam nossos caminhos e muitas delas nos deixam marcas,mas no final tudo dará cérto,e eu torço muito pela sua vitória,te adóro....te amoo meu lindo amigo Mamudo Djanté.Saudadessssssssss
YEDA.